Perguntas Frequentes

Somente poderiam receber corredores os proprietários que possuem criação animal, que precisam de acesso ao reservatório para garantir a dessedentação de seus animais. E também apenas aqueles que, anteriormente a chegada do empreendimento, tinham acesso a água.

Todos os corredores previstos e que atendem estes requisitos, já foram autorizados pelo órgão ambiental e estão em processo final de implantação. Novos corredores não serão mais aprovados para a instalação.

A pesca no reservatório é liberada desde que não ultrapasse a área de segurança da barragem e o pescador respeite a legislação vigente, que indica as modalidades e licenças de pesca, apetrechos liberados, e o período permitido para a atividade. Além disso, é preciso observar as espécies liberadas para a pesca.

Os quatro municípios atingidos pelo reservatório (Cerro Largo, Rolador, Mato Queimado e Salvador das Missões) apresentam áreas destinadas para uso turístico e para o lazer da população. Estas áreas são conhecidas como ZUTs, que podem ser geridas pela administração pública e o uso voltado para lazer da população a partir da demonstração de interesse das prefeituras municipais e anuência da Ijuí Energia. O Clube Caça e Pesca na cidade de Rolador é um exemplo de ZUT.

Para compensar ou mitigar os impactos gerados pela construção e operação da UHE São José, criou-se um conjunto de ações que devem ser realizadas pela Ijuí Energia nos períodos de implantação e operação da usina.

Estas ações estão ligadas a monitoramento ambientais, reflorestamento das margens do reservatório, atividades de educação ambiental, melhoria na infraestrutura atingida pela construção, realização de atividades de educação ambiental e apoio para as famílias remanejadas, entre outros.

Nucleação é um método utilizado para a recuperação de trechos da Área de Preservação Permanente do reservatório. Esta técnica permite o plantio de mudas nativas em pequenos grupos, chamados de núcleos de Anderson, e ainda proporciona a atração da fauna que auxilia na dispersão de sementes e assim o desenvolvimento de novos núcleos de árvores.

A área cercada no entorno do reservatório pertence a Ijuí Energia e é uma Área de Preservação Ambiental, isto é, são áreas protegidas por lei que devem ser conservadas para garantir e manter suas funções ecológicas.

O cercamento teve o intuito de proteger as áreas em recuperação florestal, em regeneração natural e os bosques de invasões e mau uso que possam gerar prejuízos ambientais. Além disso, foi um cumprimento da exigência do órgão ambiental.

As macrófitas são plantas naturais de corpos hídricos, que em condições adequadas colaboram para o equilíbrio do ambiente aquático.

Já quando se proliferam demasiadamente podem ocasionar prejuízos à qualidade e ao uso antrópico da água. Esse desenvolvimento excessivo é ocasionado pela grande quantidade de nutrientes na água, o que muitas vezes está associado ao despejo de esgoto sem tratamento diretamente no corpo hídrico.

O controle destas plantas aquáticas é realizado por meio da remoção mecânica dos indivíduos e pela redução da disponibilidade de nutrientes, como por exemplo, o tratamento de esgoto.

Não é permitida a visitas no interior da Usina. Entretanto, a Ijuí realiza trabalhos de educação e comunicação ambiental como palestras e dinâmicas, em escolas, eventos e para grupos de interesse, que podem ser agendadas pelo e-mail canalabertoijui@alupar.com.br